Diário da Noite
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

F4míL14..S0pr4n0

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

F4míL14..S0pr4n0 Empty F4míL14..S0pr4n0

Mensagem por Rox Qua 11 Out - 19:43



A Verdadeira Família Soprano


As Novas Divas do Canto Lírico Rejuvenescem o Cenário Clássico


Ao voltar para o hotel depois de um concerto em Hamburgo, Alemanha, a soprano russa Anna Netrebko ouve alguém berrar seu nome. Foi reconhecida por um grupo de fãs. Na verdade, um grupo de motociclistas, que a elogia educadamente e lhe pede autógrafos. O episódio, testemunhado pela produtora executiva Ute Fesquet, da gravadora de Anna, a DG Deutsche Grammophon, dá uma boa mostra da popularidade da soprano fora de seu nicho. Seu jeito descontraído, de popstar, contribuiu para isso. E ela não está só. Visual e atitude modernos caracterizam outras jovens cantoras líricas que surgem como apostas da indústria fonográfica.



Rox
Rox
Nadando na Lata Velha da ISS
Nadando na Lata Velha da ISS


Ir para o topo Ir para baixo

F4míL14..S0pr4n0 Empty Re: F4míL14..S0pr4n0

Mensagem por Rox Qua 11 Out - 19:45




Os puristas não gostam do fato de que tentamos trazer à tona a personalidade dos artistas. Anna é talvez o melhor exemplo. Ela conseguiu atrair para a música operática um público que não se interessava muito por isso. Até agora, ela não gravou qualquer coisa que não seja música clássica. Mas é vista em contexto com astros de cinema e cantores pop, pelos quais é fascinada, como qualquer outra garota normal. Chegou ao número quatro da parada pop com árias de ópera, e não com algum arranjo de “Jingle Bells”. Por isso achamos que estamos no caminho certo. Quando falo com jornalistas, tenho a sensação de que nos vêm como uma força poderosa que, com dinheiro e marketing, conseguimos criar tal fenômeno. Mas não é assim. Conversamos com os artistas e tentamos descobrir o que eles têm a nos dizer. Não pegamos uma cantora e a transformamos em algo que queremos” – conta Ute, que acompanhava Anna naquela noite em Hamburgo.


Rox
Rox
Nadando na Lata Velha da ISS
Nadando na Lata Velha da ISS


Ir para o topo Ir para baixo

F4míL14..S0pr4n0 Empty Re: F4míL14..S0pr4n0

Mensagem por Rox Qua 11 Out - 19:48



Ute garante que são os artistas que controlam suas imagens e suas carreiras.
Nem sempre fiquei feliz com a aparência de Anna nas capas. Ela já quis, por exemplo, aparecer com um aplique nos cabelos que achei horrível! Mas ela insistiu. Graças a Deus, para o próximo projeto, ela se decidiu por algo diferente.” – confessa Ute.

Por falar em cabelos, os da soprano canadense Measha Brueggergosman, contratada pela DG, são a primeira coisa que atrai os olhares: um penteado afro, bastante exuberante. Em seguida, notam-se piercings no nariz, e a pose de quem está numa discoteca na foto de seu primeiro cd lançado pela DG, camisetas com mensagens espirituosas e um bom humor que facilita a comunicação com o público. Quando esteve no Rio, por exemplo, ela contou à plateia que adorara o Pão-de-Açúcar e as nossas churrascarias.


Rox
Rox
Nadando na Lata Velha da ISS
Nadando na Lata Velha da ISS


Ir para o topo Ir para baixo

F4míL14..S0pr4n0 Empty Re: F4míL14..S0pr4n0

Mensagem por Rox Qua 11 Out - 19:49



Deixo o meu cabelo ao natural por preguiça. É cansativo alisá-lo. Só porque tira boas fotos, não quer dizer que você vai cantar bem. O que distingue a nossa geração é que somos o produto de uma educação de alto nível. Nós nos beneficiamos das gerações que nos precederam. Sem cultivar a plateia, a música clássica não vai sobreviver. A cultura pop produz muita porcaria, e os artistas clássicos podem se beneficiar disso, elevando o padrão da exigência das pessoas na musica.
Há muitas belas obras que são acessíveis aos público leigo e experiente. Quando planejo meu repertório e minha carreira, tenho a preocupação de educar e entreter as pessoas
” – diz Measha.


Rox
Rox
Nadando na Lata Velha da ISS
Nadando na Lata Velha da ISS


Ir para o topo Ir para baixo

F4míL14..S0pr4n0 Empty Re: F4míL14..S0pr4n0

Mensagem por Rox Qua 11 Out - 19:51


Formar (e informar) o público também é preocupação da soprano australiana Danielle de Niese, que, no mesmo dia desta entrevista, já tinha visitado uma escola onde discursou e se apresentou para jovens alunos. Seu rosto lembra Jennifer Lopez, seu estilo de vestir é jovial, e, no palco, ela às vezes faz coreografias enquanto canta. Parece pop, mas não é, desde o seu primeiro cd pelo prestigioso selo Decca, de 2007, que trazia árias de Händel.

Gosto de assumir riscos como o de fazer coreografia cantando “Giulio Cesare”, mas não riscos com minha voz. Comecei a dançar aos 6 anos, fiz jazz, balé clássico e folclórico, e sapateado. Estudei dança até os 16 anos, então é algo natural para mim. Se não fosse, não o faria. Acho importante fazer o público atravessar a fronteira para a música clássica, e não nós, artistas, atravessarmos para outro lado, fazendo concessões.” – opina a cantora, que, fora dos palcos, ouve outras bandas além de compositores clássicos.

Sobre o papel da beleza na indústria atual, ela faz uma análise astuta:

A tecnologia avançou. Hoje, as pessoas têm aparelhos de alta definição de imagem em casa, e vêm os cantores em close-up nos dvds. Acho que isso levou a uma maior preocupação com o visual. Embora que a beleza, no mundo da ópera, sempre tenha sido muito valorizada.”

Rox
Rox
Nadando na Lata Velha da ISS
Nadando na Lata Velha da ISS


Ir para o topo Ir para baixo

F4míL14..S0pr4n0 Empty Re: F4míL14..S0pr4n0

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos