Diário da Noite
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

....D1c45d3P0rtugu35...

2 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

....D1c45d3P0rtugu35... - Página 2 Empty Re: ....D1c45d3P0rtugu35...

Mensagem por Maurício Sáb 16 Set - 13:40



O “errado” virou “certo”, imposto pelas classes socialmente dominantes. Isso não invalida a tese da correção. Se há uma forma dominante, ela deve ser ensinada e conhecida. E deve ser empregada por quem funciona como referência, sobretudo num programa jornalístico exibido num país cujo o povo é simplesmente campeão mundial de horas diante da televisão.

Moral da História: os Estados Unidos intervieram, o FMI interveio. E eu intervim.

Sim! Eu intervim, com “m”. Se em uma prova de português lhe pedirem que substitua a forma verbal “interferi” por uma do verbo “intervir” numa frase como “interferi na discussão”, não tenha medo. A resposta é mesmo “intervim” (“intervim na discussão”).

Maurício
Maurício
Marquês da Bela Sintra
Marquês da Bela Sintra


Ir para o topo Ir para baixo

....D1c45d3P0rtugu35... - Página 2 Empty Re: ....D1c45d3P0rtugu35...

Mensagem por Maurício Sáb 16 Set - 13:42



Não esqueça: para conjugar qualquer forma do verbo “intervir”, basta conjugar o verbo “vir” e antepor o prefixo “inter”. Se eu “vim”, eu “intervim”; se ele “veio”, ele “interveio”; se eles “vieram”, eles “intervieram”. E não se esqueça do futuro do subjuntivo : quando eles “vierem”, eles “intervierem”; quando eu/ele “vier”, quando eu/ele “intervier”.

É bom lembrar outros membros dessa família: convir, provir, desavir, etc. diga e escreva: “se o preço convier” ou “se eu me desavier com ela”. “Desavier” é do verbo “desavir”, que significa “desentender”.

Para encerrar, vale a pena trocar duas palavras sobre a concordância com “os Estados Unidos”. Talvez você tenha pensado nisso no início do texto, ao ler uma das frases da conversa entre os jornalistas. Por se tratar de um país, muitas pessoas pensam que se deve conjugar o verbo no singular (os Estados Unidos “invadiu”, os Estados Unidos “prejudicou”). Algumas pessoas chegam até mesmo a colocar o artigo no singular ( “O” Estados Unidos). O artigo e o verbo devem ficar no plural: “Os” Estados Unidos “ficam” na América do Norte; “os” Estados Unidos “interferem” na política interna de muitos países. E por aí vai.


Maurício
Maurício
Marquês da Bela Sintra
Marquês da Bela Sintra


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos